Home | Notícias

Primeira Semana Santa na Igreja de São Francisco

Na primeira Semana Santa da Igreja de São Francisco das Chagas o Domingo de Ramos foi comemorado com a Bênção dos Ramos no início da Rua XV de Novembro, perto do Largo Eufrásio Correa. Depois da Bênção a procissão seguiu pela Rua XV até a Igreja onde deu-se continuidade à Santa Missa.

A Igreja esteve lotada e a participação do Coral da Sociedade dos Amigos da Música abrilhantou a Santa Missa

Os fiéis participaram com devoção da Liturgia e na Igreja foram abençoados novamente os ramos daqueles que esperaram a procissão por problemas de locomoção.

Realmente é uma alegria ver esta Igreja que por quase 50 anos não teve funções religiosas estar agora repleta de fiéis, turistas e amigos.

Deus seja louvado!

Na ocasião foi apresentada a Comunidade o primeiro Conselho Reitoral nomeado pelo Senhor Bispo Diocesano.

Graças ao apoio da Sra. Luzia, do parque São João, artistas amadores fizeram o papel dos Apóstolos no Lava-pés.

O Coral Imaculada, com sua regente Sra. Nilza Nascimento, esteve presente durante as cerimônias da Semana Santa. Aos seus integrantes nossos agradecimentos.

Após a cerimônia da Paixão, às 15h, foi proferido o Sermão das Sete Palavras do Senhor na Cruz.

Com as velas acesas no Círio Pascal os fiéis renovaram as promessas de seu batismo.

O Coral Imaculada ajudou a todos a rezar cantando.

Os anjinhos estiveram presentes na Missa e ladearam o Santíssimo Sacramento na Procissão.

Como em muitos lugares ainda se faz, a procissão com o Santíssimo Sacramento no domingo de Páscoa é um ato público de agradecimento a Deus pelas comemorações da Semana Santa. É fechar com chave de ouro a Semana das Semanas dos cristãos!

Mais um detalhe da Procissão com o Santíssimo pela Rua XV de Novembro.

A procissão deu a volta na quadra da Igreja e os fiéis rezaram e cantaram piedosamente.

Os fiéis voltaram para a Igreja a fim de receber a bênção do Santíssimo. No final da bênção as crianças presentes receberam doces e chocolates.

Detalhe dos fiéis voltando à Igreja de São Francisco depois da procissão de Páscoa.

O Reitor e o Conselho Reitoral da Igreja de São Francisco das Chagas de Paranaguá agradecem a todos os que colaboraram para a realização da primeira Semana Santa depois da reabertura deste templo.

AS CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA NA IGREJA DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS

Na Igreja de São Francisco a comunidade participou de todos os ritos que relembraram a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

As celebrações da Semana Santa sempre atraem grande número de fiéis em todos os lugares onde são realizadas, mas este ano merecem destaque em nossa cidade as celebrações da Igreja de São Francisco das Chagas. Reaberta no dia 11 de março deste ano e transformada em Reitoria por decreto do Bispo de Paranaguá, Dom João Alves dos Santos, a Igreja tem como reitor o Pe. Dr. André Luís Buchmann de Andrade, que também é Chanceler do Bispado de Paranaguá e presidiu todos os ritos durante a Semana Maior.

No domingo de Ramos, além da tradicional procissão onde os fiéis levam folhas de palmeiras ou palmas, Pe. André ainda oficializou a posse do primeiro Conselho Reitoral da Igreja, apresentando aos féis cada integrante e lendo o documento expedido pelo Sr. Bispo. Na Quarta-feira Santa Dom João Alves dos Santos celebrou a sua primeira Missa no templo recém reaberto, com a presença de muitos fiéis.

Além dos horários normais das Missas, foi celebrada às 20 horas de quinta-feira, a Missa da Ceia do Senhor, mais conhecida como Missa do lava-pés, que marcou o início do Tríduo Pascal. Nesta Missa os fiéis relembraram a última ceia de Cristo com os Apóstolos e comemoraram a Instituição dos Sacramentos da Eucaristia e da Ordem. Após a Missa a Igreja da Ordem permaneceu aberta durante toda a madrugada, onde grupos de oração se revezaram na adoração do Santíssimo Sacramento.

Como a sexta-feira Santa é o único dia no ano que a Igreja Católica não celebra Missas, às 15 horas foi realizada a Celebração da Paixão do Senhor, na qual os fiéis relembraram os eventos que vão desde a condenação até a crucifixão de Cristo, escutando passagens do Evangelho, participando da cerimônia de adoração da Cruz e se aproximando da Eucaristia. Algo inédito na cidade e que merece ser comentado foi a realização do Sermão das 7 palavras de Cristo na cruz, proferido pelo próprio Reitor, Padre André. Foi um dia de penitência, de jejum, de oração e muito silêncio.

Já no Sábado Santo, a vigília de Páscoa foi celebrada às 22 horas, terminando por volta da meia noite, outra grande novidade em Paranaguá. E na Missa Solene de Páscoa no domingo, a Igreja ficou pequena perante o grande número de fiéis. Após a Missa houve uma procissão com o Santíssimo Sacramento nas ruas do Centro Histórico.

Mesmo com pouco mais de um mês da reabertura da Igreja os fiéis puderam participar das celebrações com todo o aparato necessário, e com tudo o que a liturgia Católica determina. “Foi uma experiência única em nossa cidade. Um clima de união, fé e esperança. Foram momentos de aprendizado pois recebemos uma boa catequese. Padre André destacou a importância de, não somente lembrarmos de uma realidade passada, mas reviver com Cristo seus sofrimentos e principalmente sua vitória sobre a morte.” Afirma um frequentador da Igreja da Ordem.

(Autor: Rafael Farias)

Enviar Notícia

» Agenda
  » Horário das Missas